04 de May de 2017
Nosso Solutions Director, Gustavo Sobral, anda bastante feliz com a recente implantação de um modelo de Gestão de Portfólio. Por isso, o convidamos para contar essa novidade e dar algumas dicas.
“Um líder de TI de um grande cliente nosso recebeu a missão de gerir o portfólio de projetos de Marketing no Brasil. Ele conhece nossa competência nesse assunto – demos treinamento em gerenciamento de projetos para vários profissionais da empresa. Por isso, escolheu a Elumini para ajudar nesse desafio ”, comenta Gustavo.
O objetivo era oferecer aos executivos uma visão do portfólio, em termos de custos, riscos e impacto sobre os negócios da empresa, com um olhar atento a prazos e qualidade das entregas.
A definição do processo (passo a passo, pessoas envolvidas, agendas…) e a elaboração dos artefatos (relatórios, listas de acompanhamento, planos…) já foram concluídos. O dashboard merece destaque: one page report com visual bacana, principais pontos de atenção e uma avaliação geral.
Mas, para garantir o progresso do portfólio, é preciso monitorar o ciclo de vida de cada projeto. E aí está o pulo do gato: é inevitável conhecer o método de gerenciamento dos projetos quando se trata da Gestão de Portfólio. Segundo Gustavo, “fica bem mais fácil quando a gestão do projeto fala a mesma língua do portfólio”.
A próxima etapa é o acompanhamento da execução de cada projeto durante um período inicial, com reuniões de Revisão de Qualidade.
“O legal deste tipo de consultoria é o processo de troca. A gente escuta o cliente e seleciona de cada prática – Prince2, Scrum, PMI e um monte de outras – a parte que melhor se encaixa. Às vezes eu penso num cenário, e quando apresento a solução, o cliente avisa que a equipe ainda não atingiu aquele nível de maturidade. É uma construção a quatro mãos, bastante criativa e que me dá muito prazer.”