Por que ainda existem poucas mulheres na TI?



06 de March de 2020

O universo da TI é majoritariamente ocupado por homens. Ingressar nesse mercado costuma ser algo desfiador para as mulheres.

O que será que ainda afasta as mulheres desse segmento? O estereótipo de que é um mercado para os homens  ou  a antiga questão cultural  que coloca a tecnologia como algo exclusivo do mundo masculino?

Neste Dia Internacional da Mulher, entrevistamos uma profissional jovem e antenada da área, alguém que vive esta realidade, para  nos ajudar a responder essas questões e trazer novos insights.

Com a palavra, Samantha Marques, analista desenvolvedora full stack, há 1 ano na Elumini Rio de Janeiro.

Como você decidiu estudar e trabalhar em TI?
Comecei a me interessar por TI quando criança. Vi umas apostilas de web design do curso do meu irmão mais velho e achei aqueles textos muito “inteligentes” (porque não entendia nada…rs…) Na época, já se falava no crescimento do comércio online e em quanto era importante uma empresa ter o próprio site. Mas as pessoas diziam que mexer com computador, internet e código era algo muito difícil. Gostei do desafio e criei um site teste em iframe aos 12 anos.

Impressionante, aos 12 anos! E hoje, o que te motiva a continuar na TI?

S: O fato de ser uma área onde a competitividade é saudável, justa e recompensadora. Um profissional mediano de TI consegue manter bem seu emprego. Mas se ele se dedicar e investir na carreira, certamente será reconhecido e bem remunerado. Enfim, tem espaço pra todos e, principalmente, margem para crescimento.

Já sofreu alguma discriminação na TI por ser mulher?

Já e, para minha surpresa, percebo que o preconceito está mais presente na área da TI do que na área dos usuários.

Quais seriam as razões para existirem tão poucas mulheres na TI?

São tantos fatores… Já faz um tempinho que meninas e meninos são desde cedo “seduzidos” pela tecnologia. Então não acho que seja simplesmente porque não queiram estar aqui. Acredito que a principal razão seja ainda existir o estigma de que a TI é uma área “masculina”. Com isso, vem o receio de que haverá discriminação, o que acaba por afastar muitas mulheres.

O que você faria para aumentar o número de mulheres na TI?

Gosto muito das peças que mostram as primeiras programadoras da história – Ada Lovelace, Grace Hopper, Hedy Lamarr… Por que não divulgamos mais esses modelos? Muitas mulheres, quando entram pra TI, se sentem pioneiras e sozinhas. Por que não mostramos que sempre fomos capazes? Essa história de que “as mulheres não são boas em matemática” não tem fundamento científico. TI é um setor dinâmico e criativo, que emprega pessoas com essas qualidades. Devemos também esclarecer que a discriminação existe, é intolerável, mas não é uma regra. É só uma estatística infeliz, que não tem o poder de ditar quem pode ou não vir para a área. E também divulgar que há como se defender – contar com o RH, escalar reclamações ou até fazer denúncias em casos graves. Talvez isso tudo traga segurança para aquelas que se sentem vulneráveis ou desestimuladas.

Por último, como é trabalhar na Elumini?
Está sendo ótimo! Me sinto segura sabendo que têm pessoas que realmente se importam não só com o trabalho realizado, mas também com o trabalhador.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages
  • CATEGORIAS

  • ARQUIVOS