O mercado de BI na visão de quem faz



20 de September de 2016

Que o Business Intelligence melhora a gestão e o desempenho de qualquer empresa todo mundo já sabe. A novidade é como ele tem evoluído. Conversamos com Sulamita Machado, analista de BI da Elumini Rio de Janeiro, que acompanhou de perto essa evolução. Com experiência em telefonia, óleo e gás, varejo e seguros, ela nos apresenta um apanhado desse cenário de transformação.

“Acredito que a análise visual vai ser o idioma do futuro nas organizações.”

Para Sulamita, mudamos a forma de se conversar. Imagens e gráficos comunicam muito mais que planilhas e relatórios e são cada vez mais utilizados para responder perguntas e tomar decisões. “O BI sempre foi fornecido por grandes empresas. Mas a gente já vê empresas menores atuando, com boas opções de ferramentas gratuitas, como o Pentaho, que é altamente visual”.

Falando um pouco de sua história, Sulamita comenta que em 2009 trabalhou em um projeto que foi um divisor de águas na sua carreira. “Ali aprendi a ter uma visão mais crítica dos dados. De lá para cá, a maior mudança que percebo é a popularidade das redes sociais e mídias digitais. Tivemos que mudar a maneira como tratamos os dados – dar um significado ao grande volume de dados não estruturados vindos de diversas mídias”.

Sulamita finaliza dando uma dica: “Um bom levantamento de requisitos continua sendo o segredo do sucesso. Entrevistar o usuário, observar o que ele faz com uma planilha Excel, com um relatório, faz toda diferença. É nesta hora que a gente descobre as análises intuitivas que o usuário faz e identifica as regras de negócio. É quando fica claro que há espaço para inovar e usar BI”.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages
  • CATEGORIAS

  • ARQUIVOS