15 de September de 2016
“Usando tecnologias assistivas, a gente acaba tendo ideias de design que não passariam pela cabeça em tecnologias tradicionais”
Acessibilidade não é somente combater obstáculos arquitetônicos, urbanísticos e de transporte. É preciso vencer também as barreiras da comunicação e da informação. E é por isso que a gente decidiu contar a história do Rafael Fausto, profissional da Elumini Rio de Janeiro especialista em SharePoint.
“Comecei a trabalhar com TI em 2005, no Centro de Inovação Microsoft de Petrópolis. Desde essa época, sempre utilizando SharePoint”, diz Rafael.
A experiência do Rafael em SharePoint é mesmo ampla. Já trabalhou como administrador, desenvolvedor e arquiteto, acumulando experiência em soluções de intranet, taxonomia e orçamento. Mas quando a gente pergunta qual a sua maior realização, ele responde de bate-pronto:
“Tem um projeto que me deixou muito feliz. Ainda estava no Centro de Inovação Microsoft quando desenvolvi um site para o TRF (Tribunal Regional Federal). O objetivo era criar um espaço onde as pessoas pudessem consultar a situação de um processo, emitir certidões e obter informações sobre o TRF. E, claro, o site tinha que estar acessível a todos. Foi assim que conheci o Webvox, um browser para deficientes visuais”.
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o navegador Webvox possui retornos mais intuitivos e configuração de fala que possibilita transformar um conteúdo visual num conteúdo sonoro.
E o que pode parecer complicado, é mais simples do que se imagina. “O desenvolvimento do SharePoint para o Webvox não tem mistério. Basta seguir alguns padrões. E o legal é que usando tecnologias assistivas, a gente acaba tendo ideias de design que não passariam pela cabeça em tecnologias tradicionais. A experiência foi muito gratificante”, afirma Rafael.
Existem bons textos, conceituais e técnicos, sobre acessibilidade web na internet. O site Acessibilidade Legal reúne alguns destes textos, facilitando a divulgação e a pesquisa sobre o tema. Fica a dica.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Rafael Fausto e o Enter!