Entrevista com Bruna Afonso



08 de March de 2022

Para celebrar o #DiaInternacionalDaMulher, resolvemos conversar com Bruna Lopes Afonso, Senior Manager da Elumini na Europa, para saber como estão as oportunidades em TI para mulheres nos 17 países em que atuamos e ouvir um pouco sobre sua experiência internacional. Com a palavra, Bruna Afonso:

Sim, existem muitas oportunidades para as mulheres em TI na Holanda, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Canadá, Singapura, Hong Kong e Estados Unidos, apenas para citar alguns dos países onde temos projetos.

Na verdade, tenho ouvido cada vez mais de empresários e executivos que pouco importa o gênero do – ou da – profissional. O que realmente faz a diferença é a sua capacidade de trabalho e, mais ainda, de adaptação e foco.

Desde cedo, Bruna acumula experiência profissional em vários países. Nasceu em Portugal, onde se graduou Ciências Sociais, mudando-se em seguida para a Dinamarca, para fazer um Mestrado em Relações Internacionais.

Na Dinamarca, estagiou na Niras, que gerencia projetos de desenvolvimento sustentável em diversas partes do mundo. Fez um trabalho de campo na Tanzânia e logo se tornou líder do escritório em Moçambique.

Mais do que conhecimentos e habilidades técnicas, que são o ponto de partida para qualquer vaga, é fundamental que haja um entendimento claro do esforço que será necessário para se adaptar à cultura do local e também à da empresa, que, muitas vezes, não são idênticas.

Quando cheguei na Dinamarca, estranhei muito o horário do almoço – 15 minutos, ao invés das duas horas às quais eu estava acostumada – e o de término do dia de trabalho – às 17h, todos iam embora, o comércio fechava as suas portas e as ruas ficavam desertas.

Vejo muitas pessoas falando em vir morar na Europa pensando apenas na possibilidade de ter uma trajetória internacional. Isso é maravilhoso, sem dúvida! Mas é importante entender o que essa mudança vai representar: “Você se dispõe a se adaptar…?”

Além disso, é preciso ter foco! Para uma pessoa que quer de verdade, que está preparada, consciente e disposta a encarar os desafios, as oportunidades estão abertas. E são muitas!

Depois de experiências tão diversas, a vontade de retornar para Portugal começou a falar mais alto. Havia também o desejo de se envolver em algo novo, começar do zero.

Participo da operação da Elumini na Europa desde quando ela ainda era um projeto. Hoje, falo com orgulho que estamos em 17 países e crescendo ano a ano. Desde o início, não queríamos ser uma unidade portuguesa e, sim, um hub para atender aos países europeus e norte americano.

Bruna hoje lidera a equipe europeia da Elumini. Uma posição conquistada por suas habilidades e atuação. E, por que não dizer, porque nós, da Elumini, desde sempre acreditamos na competência e no potencial das mulheres.

Um excelente Dia da Mulher para todas as profissionais de TI, em especial as mulheres da Elumini, no Brasil ou espalhadas pelo mundo.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages
  • CATEGORIAS

  • ARQUIVOS