Data Science e Desenvolvimento Web



06 de July de 2020

Empresas de desenvolvimento web utilizam a IA

 

Até hoje, os desenvolvedores sempre criaram aplicativos com base em pesquisas e até suposições sobre as necessidades dos usuários. Mas o Big Data, com seus zettabytes de dados, chegou para mudar essa maneira de pensar e trabalhar.

As empresas de desenvolvimento web agora estão usando a Inteligência Artificial para entender esses dados e incorporar as descobertas aos aplicativos. É a ciência de dados – análises de comportamentos e preferências dos grupos-alvo – aprimorando o desenvolvimento web e gerando economia de tempo e custo para as empresas.

Veja a seguir algumas dessas mudanças no dia a dia do Desenvolvedor Web e na forma com que o consumidor interage com os aplicativos.

Menus Personalizados por IA

A mudança se aplica desde e etapa de design.

Por exemplo, o desenvolvedor não decidirá mais como funciona o menu do aplicativo. Os dados de análise do uso de aplicativos semelhantes podem sugerir o que é essencial para os usuários e o que deve ser destacado. Uma lógica semelhante ao recurso de preenchimento automático do Google.

Novas Versões Definidas por IA

As atualizações não partirão mais de uma equipe com decisões estratégicas. Surgirão naturalmente, a partir dos dados.

Os usuários comunicam seus desejos interagindo com o aplicativo ou em redes on-line – fóruns ou mídias sociais. As equipes de desenvolvimento coletam esses fluxos de dados e os transformam em insights aplicáveis.

Desenvolvedores de Dados

O Desenvolvimento Web não ficará limitado a escrever código. Estruturar dados, higienizá-los e garantir que estejam prontos para ensinar algoritmos também fará parte deste job description.

Este novo perfil requer que desenvolvedores atualizem seus conhecimentos com ciência e análise de dados. Não é à toa que linguagens como scripts Python e análise de dados em R ou Scala são a nova tendência.

Assistentes Virtuais e Personalização

Através da IA, os aplicativos podem aprender sobre nossos hábitos de consumo, uso de tempo e estilo de vida. Ao reunir os números por trás dessas experiências, podem oferecer conselhos personalizados e simplificar nossas escolhas. Passam a ocupar o papel de assistentes particulares ou repositórios inteligentes. Seja como for, são parceiros pra lá de confiáveis, que nos ajudam e economizam nosso tempo.

E o IA vem se popularizando a cada dia, com a inclusão de seus recursos na nova geração de smartphones. Hoje nosso smartphone já pode nos dar dicas excelentes, com base em geolocalização, curtidas e interação com as marcas. Tal e qual a Netflix e Amazon, esses mecanismos de recomendação podem ser estendidos a qualquer aplicativo web que precise fornecer respostas personalizadas.

Essa é a direção geral do desenvolvimento de aplicativos.

Consumidores  

Está claro que as mudanças trazidas pelo uso da Ciência de Dados no desenvolvimento de aplicativos web afetarão tanto os consumidores quanto os desenvolvedores.

Por exemplo, cookies armazenados nos navegadores, assim como quaisquer dados fornecidos pelo usuário durante as sessões na Web, se tornarão dicas sobre preferências e uma maneira de personalizar os aplicativos com os quais ele interage.

Para desenvolvedores, os mesmos dados podem ser a principal fonte de atualizações e aprimoramentos.

Conclusão

Velocidade, confiabilidade e funcionalidade continuarão em alta. Mas a incorporação dos dados de um usuário à aparência,  funcionalidade e  utilidade de um aplicativo fará toda a diferença.

 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages
  • CATEGORIAS

  • ARQUIVOS