24 de May de 2019
Com essa declaração impactante durante a apresentação do Design in Tech 2019, o diretor de design da Automattic, empresa que criou o WordPress, colocou em pauta uma questão importante: qual o papel do design no mundo dos negócios?
Durante anos, designers defenderam mais poder de decisão nas empresas, com o objetivo de criar produtos que atendessem melhor os usuários em vez de interesses corporativos ou avanços tecnológicos. Estudos recentes mostraram que o design tem um impacto substancial sobre os resultados financeiros de uma empresa. Basta considerar quantas grandes corporações adquiriram empresas de design independentes nos últimos anos.
Mas um artigo publicado recentemente na Fast Company causou muita polêmica entre os profissionais da área. O americano John Maeda, diretor da Automattic, declara que o design deve desempenhar um papel secundário nas empresas de tecnologia. Durante a apresentação do relatório anual Design in Tech 2019, Maeda afirmou que o design deve atuar como um ator ou atriz coadjuvante para os personagens principais da empresa – desenvolvedores e gerentes de produto. Para ele, empresas lideradas pelo design acabam criando um “micromundo de high-fives estéticos” em que designers se utilizam de uma linguagem invisível para definir o que seria um bom design, levando em conta histórias e experiências que privilegiam. Uma atitude que aliena outras disciplinas.
Ao invés de investir em liderança, Maeda recomenda que designers se concentrem no bom relacionamento com a equipe. Se preocupar se o design terá influência suficiente sobre um produto, desvia a equipe do seu foco principal: criar um bom produto para solucionar um problema. E, no fim das contas, um design maravilhoso não significa nada quando a programação é deficiente.
Desde a sua criação, a Elumini sempre cuidou e valorizou design, seja o design gráfico, caprichando na comunicação visual, seja o design de interface, criando boas experiências para aplicativos móveis ou desktop. Trazemos na bagagem essa cultura.
Nas nossas equipes de desenvolvimento você sempre vai encontrar um designer com experiência em UX e comunicação visual, que trabalha orientado por métricas. Mas, concordamos que culturas lideradas pelo design tendem a desvalorizar opiniões e percepções de outras pessoas. Por isso, temos por hábito fazer pesquisas em ambientes variados durante qualquer processo de criação.
E mais, na nossa visão, assumir um papel de apoio não tem nada de negativo. Pelo contrário, dá mais chance aos designers de interagirem com toda a equipe – o que acaba por levar a um melhor design. Sabe aqueles filmes em que o ator ou atriz coadjuvante roubam a cena? É disso que a gente tá falando.